quinta-feira, 20 de março de 2008
domingo, 9 de março de 2008
sábado, 8 de março de 2008
Semana de Educação
quarta-feira, 5 de março de 2008
Escola Municipal Raimundinha Carvalho Realiza I Reunião de Pais.
Na oportunidade a escola juntamente com os pais trataram de assuntos realcionados ao começo das aulas, normas e regras. Veja alguns dos assuntos tratados na reunião:
- Horário de entrada e saída de alunos e funcionários
- Fardamento
- Pontos do Termos de Compromisso
- Aulas de Educação Física
- Atendimento do Psicologo, fonoaldiologa e Sala multifuncional
- Aulas de informática e inclusão digital 2008
- Programa Acelera e se liga, além do
- Programa Gestão Nota 10.
segunda-feira, 3 de março de 2008
Oficina sobre alimentação escolar (11/2007)
Floriano realiza oficina sobre alimentação escolar pela SEMED
|
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) abriu nesta segunda-feira,
A abertura das atividades foi precedida por uma solenidade e contou coma presença da primeira dama do município, Márcia Rodrigues, que na ocasião representou o prefeito Joel Rodrigues, também esteve marcando presença o diretor administrativo e financeiro da SEMED, Joab Curvina, representando o secretário de educação Antônio Reis, a coordenadora do setor de nutrição da SEMED, Luciana machado, diretora da Escola Municipal Raimundinha Carvalho, que está sediando o evento a professora Gislene Cruz, diretora da 10ª Gerência Regional de Educação, professora Zilda Gama, representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), presidente da Albeartes José Bruno dos Santos, nutricionistas e merendeiras do município, além dos alunos da rede municipal e o coral.
|
|
A declaração dos direitos da criança, poemas e palestras sobre relações inter-pessoais, fizeram parte da programação. O evento tem como principal objetivo, levar os conhecimentos básicos de nutrição para os alunos da rede municipal, e permitir que os mesmos possam participar do processo de construção dos cardápios para o ano de 2008.
|
|
Para SEMED, o planejamento dos cardápios é uma etapa importante na garantia da qualidade nutricional da alimentação escolar e na formação de bons hábitos alimentares.
Fonte e foto: SECOM
Texto reproduzido de: http://www.portalappm.com.br
I Seminário PDE - Ajudando a desenvolver a escola (10/2007)
O PDE é uma exigência do MEC, para todas as escolas das regiões norte, nordeste e centro-oeste e será obrigatório a partir de 2008.
O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) foi tema de um seminário realizado ontem (25/10) pela Escola Municipal Raimundinha Carvalho.
O seminário teve a participação de funcionários da referida escola, coordenadores da educação estadual e municipal, pais e representantes dos alunos da escola.
O coordenador do PDE na Escola Raimundinha Carvalho, Sebastião Assunção foi o palestrante do seminário e fez uma apresentação detalhada do plano, sendo esse utilizado como uma ferramenta gerencial para o desenvolvimento da escola. O PDE constitui também um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é e o que faz. O Plano de Desenvolvimento da Escola é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para todas as escolas das regiões norte, nordeste e centro-oeste. A partir de 2008, todas as escolas obrigatoriamente, deverão ter seu plano de desenvolvimento.
O seminário é a primeira etapa da elaboração do plano e de acordo com a diretora da Escola Raimundinha Carvalho, Gislene Cruz Santos o PDE é muito importante para o desenvolvimento da escola, uma vez que ele vai detectar as deficiências em todos os setores e estabelecer metas e ações para a correção dessas deficiências.
O plano será submetido a uma avaliação por uma equipe de profissionais da educação e de acordo com o resultado dessa avaliação, a escola receberá incentivos para a execução do plano.
Edição: SECOM
Texto: Francilmar Vieira
Foto: Walter Lopes
Revisão: Hoslânia Marques
Mais notícias em: www.floriano.gov.br
Retrospectiva 2007
Não é só nosso blog e o site da prefeitura que publicam nossas noticias. Veja esta matéria publicada no site 180 Graus de Teresina.
Secretário de educação entrega diploma do projeto inclusão digital
29/09/2007 07:55:09
| |
A Secretaria Municipal de Educação, que tem à frente o Professor e Mestre Antonio Reis Neto fez a entrega nessa quinta feira (27/09), de certificados de conclusão do Projeto Inclusão Digital para os pais de alunos da escola municipal Raimundinha Carvalho. Segundo a matéria divulgada no portal da prefeitura, o curso básico abordou a história da informática, windows 2000 e word e foi direcionado a 40 pais de alunos que participaram do curso de 3 meses e carga horária de 40 horas/aula. Segundo Antonio Reis, o projeto será ampliado para outras escolas.
Texto publicado em: http://www.180graus.com/defloriano
RETROSPECTIVA 2007
SEMED entrega certificados do Projeto Inclusão Digital
Floriano-PI, 28 09 2007
Fonte: www.floriano.pi.gov.br
O Projeto Inclusão Digital beneficiou 40 pais de alunos da escola municipal Raimundinha Carvalho, com um curso básico de informática.
A Secretaria Municipal de Educação fez a entrega nessa quinta feira (27/09), de certificados de conclusão do Projeto Inclusão Digital para os pais de alunos da escola municipal Raimundinha Carvalho. A solenidade de entrega foi realizada na sala de informática da escola e contou com a presença do secretário de Educação Antonio Reis Neto, do assessor do prefeito Joilson Rodrigues, da coordenadora de ensino da zona urbana Lívia Neiva, o instrutor do curso Sebastião Assunção, a diretora da escola Gislene de Sousa Cruz, o psicólogo da (Semed) Paulo Roberto,
além dos concludentes do curso e professores.
O curso básico abordou a história da informática, windows 2000 e word e foi direcionado a 40 pais de alunos que participaram do curso de 3 meses e carga horária de 40 horas/aula.
De acordo com o instrutor Sebastião Assunção, o objetivo principal do curso foi alcançado que era possibilitar aos pais dos alunos uma iniciação no mundo da informática. O curso básico foi a porta de entrada para que eles pudessem ter conhecimento sobre essa nova tendência na vida de
seus filhos. ainda segundo o instrutor, uma nova etapa se inicia a partir de agora na vida dessas pessoas, por se tratar de um conhecimento a mais que poderá lhes ajudar tanto nas tarefas diárias dos filhos, como também numa perspectiva profissional.
Além dos alunos da escola Raimundinha Carvalho que já tem acesso às aulas de informática diariamente, o curso será estendido à comunidade. Segundo o secretário de Educação Antonio Reis, a inclusão da sociedade e da família na dentro da escola é um papel que está sendo bem feito pela gestão do prefeito Joel Rodrigues através da secretaria de educação, que vem fazendo grandes investimentos na rede municipal de ensino.
Edição: SECOM
Texto: Lourimar Campos
Foto: Walter Lopes
Revisão: Hoslânia Marques
RETROSPECTIVA 2007
PMF implanta sala de Psicologia e Inclusão Digital na Escola Municipal Raimundinha Carvalho
Floriano-PI, 07 05 2007
Fonte: www.floriano.pi.gov.br
Além do projeto de serviço de Psicologia, foi implantado também na escola o projeto Escola Digital que beneficiará os pais dos alunos.
A prefeitura de Floriano através da secretaria municipal de Educação promoveu nesta quinta feira (03/05), a implantação de dois projetos na escola municipal Raimundinha Carvalho, que funciona no prédio do CAIC.
Estiveram presentes no evento, o prefeito Joel Rodrigues, o secretário de Educação Antonio Reis Neto, a diretora da escola Gislene da Cruz Sousa, a coordenadora de ensino da zona urbana Lívia Neiva, professores, alunos e demais funcionários da secretaria de Educação.
Na ocasião o prefeito Joel Rodrigues juntamente com o secretário de Educação Antonio Reis, fez o desenlace da fita inaugural de uma sala de serviços de psicologia que irá funcionar no local.
De acordo com o Psicólogo do município Paulo Roberto de S. B. Sobrinho, o objetivo do projeto sala de serviço de psicologia, é apoiar os pais e desenvolver o aprendizado do aluno, com pleno desenvolvimento do educando, e buscando serviços de qualidade.
Como também orientar os professores quanto às técnicas de ensino, acompanhamento em sala de aula e orientar uma equipe pedagógica de como trabalhar com excepcionais.
Outro projeto implantado na escola Raimundinha Carvalho foi o de Inclusão Digital, que irá beneficiar de imediato 40 pais de alunos com o curso básico de informática. As aulas vão iniciar na próxima quinta feira (10/05) com duas turmas e carga horária de 30 horas.
Na oportunidade o prefeito Joel Rodrigues fez a entrega de kits para os pais que irão participar do curso.
A diretora da escola Gislene da Cruz Sousa, agradeceu ao governo municipal por implantar naquela escola dois projetos de tamanha importância e que beneficiará tanto os alunos quanto os pais. Ela falou ainda do esforço que está fazendo para desenvolver um excelente trabalho na escola.
O secretário de Educação Antonio Reis em seu discurso, disse que a educação é o passo fundamental para a construção de uma sociedade melhor e mais igualitária.
Ele citou ainda a importância dos dois projetos que foram implantados e parabenizou mais uma vez o governo municipal por investir alto na área da educação pública.
O prefeito Joel Rodrigues falou que a prefeitura de Floriano tem essa meta, que é investir a cada dia no aparelhamento das escolas do município para melhorar a qualidade de ensino. Citou os investimentos do município na parte de construção de escolas, reformas e ampliações como também na implantação de projetos como esses que vem beneficiar os alunos, os pais e a comunidade em geral.
Texto: Lourimar Campos
RETROSPECTIVA 2007
PMF distribui livros para alunos do Se Liga e Acelera Brasil
Floriano-PI, 14 04 2007
A distribuição foi feita a 100 alunos da Escola Municipal Raimundinha Carvalho.
A Prefeitura do Município de Floriano (PMF), através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) fez hoje (13/04) a entrega de livros aos alunos dos programas, Se Liga e Acelera Brasil, do Instituto Airton Sena, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal. A entrega foi feita numa solenidade simples na Escola Municipal Raimundinha Carvalho que funciona no antigo CAIC no bairro Sambaíba, onde 100 alunos estão inseridos nos referidos programas, que tem como objetivo superar a distorção
de idade/série.
O evento contou com a presença do secretário municipal de governo Edilberto Araújo, que representou o prefeito Joel Rodrigues, secretário municipal de educação professor Antonio Reis, secretário de cultura Renato Almeida, diretora de ensino urbano professora Lívia Neiva, coordenadores, diretores, professores e pais de alunos. Considerando a educação como a fórmula para a vitória, os alunos do Se Liga e Acelera Brasil aproveitaram a oportunidade para cantar uma música que em sua
composição relaciona a conquista, a vitória e o título de campeão, como resultado de um esforço empreendido com determinação.
O secretário de governo Edilberto Araújo fez um pronunciamento destacando a importância do convênio entre a Prefeitura e o Instituto Airton Sena e ainda o empenho do governo municipal na melhoria da qualidade do ensino de Floriano. “É muito importante para o município esse convênio, com o objetivo de que as crianças com dificuldade na leitura possam ter um acompanhamento melhor e uma aceleração da
aprendizagem”, disse o secretário.”Esse é um momento importante porque nosso prefeito Joel Rodrigues tem dedicado uma atenção especial à educação e esse governo tem esse compromisso. Nossa cidade é uma referência e à cada dia se consolida como um pólo educacional”, ressaltou.
“Nós fizemos o lançamento dos programas, a capacitação, agora estamos operacionalizando as tecnologias do Se Liga e do Acelera Brasil. Estamos satisfeitos com a presença das famílias, da nossa diretora de ensino,
coordenadores e professores motivados para operacionalizar esse processo”, disse o secretário de educação professor Antonio Reis. “Queremos parabenizar ao prefeito Joel que tem tido uma nitidez muito grande no que diz respeito à educação e na medida do possível está disponibilizando todos os recursos necessários para que esses educandos possam conquistar sua cidadania, através da produção desses conhecimentos”, concluiu.
Edição: SECOM
Texto: Francilmar Vieira
Foto: Walter Lopes
Revisão: Hoslânia Marques
RETROSPECTIVA 2006
SEMED recebe doação de equipamentos de informática da CEF
Floriano-PI, 29 06 2006 Foram doados 20 computadores que serão utilizados em 2 telecentros em escolas da zona urbana da cidade.
O Prefeito Joel Rodrigues recebeu ontem (28/06) em seu gabinete, a visita de uma equipe da Caixa Econômica Federal, liderada pelo gerente regional de negócios da Caixa, Emanuel do Bonfim Veloso Filho. Também estiveram presentes os secretários, de governo Edilberto Araújo, de educação Antonio Reis, e de finanças Josélia Rodrigues. O objetivo da visita da equipe da Caixa Econômica foi para fazer a doação de 20 computadores destinados a suprir a necessidade da rede municipal de ensino. “Estamos aqui com o objetivo claro de dar suporte a Prefeitura de Floriano, através dessa parceria,
porque a Caixa, através do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, tem procurado dar sua parcela de contribuição para a inclusão das crianças no mundo da informática”, disse Emanuel do Bonfim. Segundo o secretário municipal de educação Antonio Reis, os computadores serão utilizados em 2 telecentros, um na Escola Municipal Raimundinha Carvalho que estará sendo inaugurado na próxima segunda-feira dia 03/07, por ocasião das festividades alusivas ao aniversário da cidade e outro na Escola Municipal Raimundo Neiva em substituição aos computadores existentes que estão danificados. Ainda segundo o secretário, a Prefeitura de Floriano vai adquirir mais 13 microcomputadores, 10 serão instalados na Escola Municipal José Francisco Dutra, recém
construída no bairro Manguinha e 3 na Escola João Gonçalves Filho na comunidade Boqueirão, zona rural de Floriano. “Estamos trabalhando na perspectiva de que os nossos alunos da rede pública possam ter acesso a esse importante instrumento do século XXI e com isso estamos construindo conhecimento e promovendo a mobilidade social das pessoas mais carentes”, disse o secretário Antonio Reis. Em entrevista à nossa reportagem, o Prefeito Joel Rodrigues ressaltou que desde o início de seu governo vem fazendo um trabalho de inclusão digital nas escolas municipais e que essa parceria com a Caixa Econômica está sendo importante para a continuação desse trabalho. “Através do nosso diálogo, da nossa busca, conseguimos essa doação com a Caixa Econômica, que tem sido parceira do município em diversas obras e com a doação dessas máquinas estaremos dando continuidade ao processo de inclusão digital que é uma grande oportunidade que o município está dando para os alunos da rede municipal de ensino”, disse o Prefeito Joel Rodrigues.
Edição: SECOM
Texto: Francilmar Vieira
Foto: Walter Lopes
Revisão: Hoslânia Marques
"TEXTO EXTRAIDO DO SITE: www.floriano.pi.gov.br"